Como reestruturar e alcançar o ponto de equilíbrio da empresa
Entre os anos 2019 e 2020 o mundo enfrenta a Pandemia Covid-19, o Coronavírus, que impõe múltiplos cenários para nos adaptar. As empresas necessitam urgentemente rever seu Planejamento Estratégico, o Planejamento Financeiro e ficar de olho no Radar. Devido ao impacto econômico, as contas precisaram ser ajustadas, assim como novas decisões e o Planejamento precisa ser praticamente diário.
Como a Contabilidade pode ajudar os empresários? Buscar saúde financeira e manter a infraestrutura, alimentando a economia, a planta industrial em funcionamento!
Uma das ferramentas que a Contabilidade dispõe é a Gestão de Custos, o Ponto de Equilíbrio, ferramenta poderosa para tomadas de decisões – e para falar sobre isso, temos que analisar a situação das Receitas e Custos e Despesas. Com as Contas devidamente classificadas em Custos Fixos e Variáveis e Despesas Fixas e Variáveis, podemos identificar o Ponto de Equilíbrio da Empresa, mas até aí é óbvio aos estudantes e profissionais de administração e contabilidade.
O grande detalhe é que o momento de crise desestruturou as Receitas, Custos e Despesas da empresa, devendo imediatamente fazer a revisão da contabilidade, a evolução dessas contas, devendo analisar e identificar novo Mix de Receitas, ampliar as estratégias comerciais, novos canais de vendas, revisar e adaptar seus processos comerciais.
A mesma forma, analisar, adaptar os Custos e Despesas, realizando análises medindo as tendências e estrategicamente adaptar ao novo cenário, seguindo algumas sugestões:
- Folha de Pagamento: O Governo anunciou algumas medidas para auxiliar as empresas com a folha de pagamento, para não demitirem seus funcionários, sendo: i) Financiamento da Folha de pagamento; ii) Férias coletivas; iii) Férias Individuais; Suspensão do Contrato de Trabalho (essa revogada – sendo permitido apenas com acordo coletivo homologado no sindicato); iv) Home Office ou Teletrabalho; v) Prorrogação de prazo para pagamentos de direitos trabalhistas; etc.
- Custos e Despesas: Deverá ainda, buscar negociação com seus fornecedores, para obter melhores preços, prorrogação de passivos, para melhorar o Fluxo de Caixa e aumentar o índice de Liquidez, Encontrar novas alternativas de fornecimento, promovendo contratos, para encontrar melhores preços.
- Ativos Descontinuados: Com o novo modelo de Trabalho, como o Home Office, classificar os Ativos como Mantidos para Vendas e suspender as depreciações, diminuindo os custos operacionais. Assim como os Ativos Imobilizados que estiverem obsoletos.
- Recebíveis: Promover descontos e preços diferenciados para pagamentos a vista, intensificar as cobranças para redução da inadimplência, promover acordos, etc.
- Passivos: Renegociar as dívidas, pedir descontos, aumentar o número de parcelas, postergar vencimentos, são algumas formas para melhorar a Liquidez da empresa.
Passos para Reestruturar e Adaptar o Ponto de Equilíbrio
Elabore a Demonstração de Resultado identificando a Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio Mensalmente, faça uma análise horizontal, identificando as tendências.
Com a queda de faturamento devido a crise, identifique novas oportunidades de negócios, como novo Mix de Vendas, novos canais de distribuição, etc.
Faça novas adaptações dos Custos e Despesas proporcionais as Receitas.
Compare os resultados mensalmente e tome decisões.
Comentários